Faculdade Anglo Americano | Caxias do Sul

GESTÃO NA MARCA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO


Hoje, é difícil vislumbrar ações e/ou soluções criativas e diferenciadas que alguma outra instituição já não tenha praticado. Para que possamos conceber estratégias mais direcionadas, consistentes e perenes, se faz necessário o aprofundamento na compreensão dessa realidade mutante.

O enfoque de uma Instituição de Ensino não pode mais ser galgado ao seus produtos (cursos, produção acadêmica, metodologia), serviços (atendimento, secretaria, setor de bolsas) e sua infraestrutura (prédio, laboratórios, área de convivência). Hoje, não podemos vê-los como grandes diferencias, pois na sua totalidade todas instituições podem oferecê-las.

A estratégia da marca precisa ser consciente e coerente com o mercado de atuação. Criar a marca forte, com diferenciais significativos, que atinjam o objetivo e o emocional de quem vai fazer uso. O mundo se transforma e se copia. Para isso a Instituição de Ensino deve ter na retaguarda ações tangíveis que sustentem e suportem as grandes mudanças no mercado. Isso é o fortalecimento da marca.

Para gerirmos a nossa marca, é necessário ter uma definição clara dos valores de inovação da identidade da IES, ou seja, algum diferencial que seja exclusivo. A essência da marca de inovação, percebido e apreciado por todos os públicos.
Relevância, familiaridade, estima e diferenciação são pilares importantíssimos a serem desenvolvidos e sustentados.

A importância percebida pelos consumidores se trata de relevância. A afetuosidade que se tem com a marca é vista pelo consumidor como familiaridade e estima. A diferenciação vista pelo público se dá ao desejo do consumo.
A marca precisa gerar cumplicidade, parceria, empatia e afinidade. Dessa forma, se mantem a perenidade da marca.

A Instituição de Ensino tem de forma convicta que se todos os diferenciais ofertados forem de suma importância para seu público alvo, a IES obterá com o tempo a conquista da familiaridade e da estima. Essas etapas são atingidas com o tempo, mas suas conquistas oferecem valores diferenciados. A gestão eficaz da marca levará êxito como reputação, visibilidade e afinidade.

Professor Claudio Fico – Pró Reitor acadêmico do Grupo Educacional Anglo-Americano

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