Faculdade Anglo Americano | Caxias do Sul

Dia Mundial do Rock – 13 de Julho


O dia 13 de Julho passa despercebido para a maioria das pessoas do globo. Para elas, 13 de Julho é apenas mais um dia a ser vencido, lutado. Há, porém, um grupo fiel de amantes da boa música que no 13 de Julho extravasa, liberta-se e organiza-se como nenhum outro. 13 de Julho é aniversário do bom e velho Rock and Roll, e centenas de milhares de pessoas ao redor do planeta se reúnem para soprar mais uma velinha.
Os distraídos, aqueles mesmos que passarão o 13 de Julho pensando ser este um dia comum, não perceberão que o Rock ‘n Roll está bem a sua frente. Sabe aquela consulta chata ao dentista que ninguém em sã consciência gostaria de fazer? Pois é. Seu dentista, amigão, por baixo do jaleco, está usando uma camiseta de sua banda preferida. E sem culpa, porque hoje é dia do Rock! O atendente da banca de jornais na esquina de sua casa parece um pouco estranho hoje? Diferente? É porque ele soltou os cabelos e hoje não tem vergonha de dizer que é fã de Rock!
As rádios que se prezem também farão programação especial em sua comemoração, basta sintonizá-las. Até o elevador usado todos os dias para chegar ao trabalho estará tocando o famigerado Rock and Roll, basta prestar atenção.
A verdade é que o Rock é o mais democrático dos estilos musicais já que dele vieram tantos outros. Não importa qual seja sua vertente preferida, há sempre espaço para o diálogo musical. Além disso, o Rock nasceu dos pobres, dos excluídos. Ele veio do blues americano, aquele tocado pelos filhos de escravos em tom de lamento e versando acerca das mazelas vividas por um povo oprimido até em suas predileções rítmicas. O RnR vem dos pântanos da Luisiana e das plantações de algodão do Alabama, lugares paupérrimos, porém de muita força espiritual.
Tai! O Rock and Roll, no fim das contas, tem a ver com força de espírito. É um estado de espírito. É a própria representação artística de uma vontade de ser livre e extravasar. Quem não iria querer um pouco disso em sua vida, não é mesmo?
Feliz dia do Rock a todos os headbangers do planeta!
And it’s only Rock and Roll, but I like it…

Ricardo Martini
Professor de Inglês
@RicaMartini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s