Faculdade Anglo Americano | Caxias do Sul

#SouAnglo – O Espaço de Nossos Alunos

Hoje inauguramos um espaço onde o nosso aluno poderá divulgar suas produções bibliográficas, e para a estréia segue um trabalho do Curso de Pedagogia:

As estudantes da disciplina Introdução aos Estudos da Educação do Curso de Pedagogia lecionada pela professora Fabíola Ponzoni Balzan responderam, como uma das atividades da disciplina durante o semestre, a um case. A tarefa previa que as alunas assumissem o papel de gestoras de uma empresa de assessoria pedagógica. Portanto, a pedido de um grupo de pais, elas deveriam escrever um parecer para um site educacional o qual seria postado num link intitulado “Para Pais”. A análise se refere ao desenho animado da famosa série Princesas do Mar veiculado pelo canal Discovery Kids (www.discoverykidsbrasil.com.br) cuja programação destina-se apenas ao público infantil e está no ar 24 horas por dia. Confira abaixo as respostas das alunas.

Texto das estudantes Letícia Isoton e Mabília Dolvina Vieira Borges.

Como o nome já anuncia, Princesas do Mar, passa-se num reino encantado chamado Mundo da Salácia. O episódio “O novo professor” nos mostra aspectos positivos e negativos em uma sala de aula, possibilitando interpretações variadas. Mas como você nos solicitou uma ajuda para olhar, vamos lá! Como vocês viram o professor tem uma postura inflexível, não tolerando algumas insistências dos alunos. O que vocês pensam sobre isso? E sobre a sala de aula? Podemos dizer que a sala estava disposta fisicamente no modelo tradicional (um aluno atrás do outro, dificultando o diálogo; o professor se mantinha em sua mesa enquanto os alunos, em silêncio, realizavam a atividade). Você não acha que o professor deveria agir diferente, circulando pela sala, auxiliando nas tarefas e dúvidas? No episódio são destacadas a amizade e a ajuda mútua entre as meninas princesas. Fique ligado em nosso site e participe enviando sua pergunta!

Texto das alunas Daiana Thaís Palhano, Karen Pereira e Cláudia Renata Lain.

A série Princesas do Mar mostra situações onde animais vivem como humanos. Como exemplo, podemos citar o episódio Princesas do Mar veiculado pelo canal Discovery Kids. A história se passa na escola, no dia em que chega o professor substituto. Você não achou a escola muito tradicional na qual não tem integração? O novo professor é autoritário e não deixa as crianças se manifestarem. O que você, como pai, pensa sobre isso? Outro ponto que podemos observar no desenho animado é o comportamento dos alunos dentro e fora da escola. Na escola, tal comportamento é extremamente regrado. Já fora dela é bem mais espontâneo. Pensem sobre isso e acessem nosso site.

Texto das alunas Tailine Balardin, Lumma de Melo Costa e Micheli Porn.

No desenho “Princesas do Mar” no episódio “O novo professor” acontecem situações do dia a dia escolar. Esse episódio mostrou um professor tradicional, pouco flexível e sem abertura para questionamentos. Demonstrava ser autoritário, aplicava sempre atividades individuais sem a devida mediação didática-pedagóogica. Você prestou atenção em como os alunos estão dispostos dentro da sala de aula? Percebeu que não há interação entre os estudantes? Qual sua opinião sobre o espaço da sala de aula? E da roupa do professor (terno e gravata)?As “crianças” (peixes) que aparecem no desenho animado possuem características humanas e não humanas (animais). Qual é sua opinião sobre isso? Um ser humano vivendo embaixo da água? Nesse episódio, o professor rotula uma das crianças (peixe). Qual sua opinião sobre isso? Os programas de televisão deveriam se assistidos não somente pelas crianças, mas também pelos seus pais e professores para que os adultos pudessem ver o que seus filhos veem. Assistir com outros olhos! Assim, os pais podem verificar a relação programa-idade e o que está sendo ensinado num, aparentemente, inquestionável desenho animado para o público infantil.

Você que gostou, comente, deixe a sua opinião este espaço foi feito para você!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s