Faculdade Anglo Americano | Caxias do Sul

Intercâmbio: você já pensou em qual país gostaria de ir?

Canadá, Inglaterra, Austrália ou Portugal? Qual outro país você incluiria na lista? Não, não é para uma viagem de férias. Esse post pretende reunir informações essenciais para quem deseja fazer um intercâmbio.

Muitos estudantes optam pela opção de cursar uma parte de sua faculdade (ou até do ensino médio, high school no exterior) em outro país, o que inclui na bagagem conhecimento de uma nova língua além de uma nova cultura e independência. Porém, antes de viajar, é indispensável resolver um monte de pendências aqui no Brasil para não ter problema mais tarde. Depois que tudo isso estiver resolvido, é hora de fazer as malas e aproveitar a viagem!

Um intercâmbio não é apenas para você estender sua faculdade num outro país; por meio de agências e convênios, você pode viajar para estudar um idioma e também trabalhar num período de férias.

Planejamento e pesquisa

Primeiro passo: verifique se a agência ou instituição que você firmará um convênio está na Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association, uma fonte segura de informações para você só trabalhar com profissionais competentes. Um intercâmbio deve ser planejado com pelo menos 6 meses de antecedência. Após escolher destino do país que tenha o seu perfil e escolha do curso e/ou trabalho, exija todas as informações sobre o emprego ou universidade, a remuneração, carga horária, atividades, localização, onde irá morar, se haverá recepção no aeroporto e custo de aluguel.

Cada instituição ou agência tem uma forma diferente de receber sua documentação. Fique atento aos prazos de entrega e não esqueça nenhum documento exigido para conseguir seu visto dentro do prazo que garantirá sua viagem.

Moradia

Após decidir país e instituição, é hora de escolher o tipo de moradia. Você encontra a opção de morar com uma família, que é uma alternativa mais barata, os alojamentos, as moradias divididas por vários estudantes de vários países e cursos diferentes, e também internatos. Mas, se você tiver mais dinheiro, tem ainda a opção de aluguel de um imóvel.

Quer conversar com quem já viajou, tirar dúvidas e aproveitar mais dicas? Veja esse link da maior comunidade de viajantes de língua portuguesa e acesse o fórum. Lá, é possível conversar com várias pessoas que passaram por diferentes países e trocar informações sobre a experiência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s