Faculdade Anglo Americano | Caxias do Sul

O perfil do profissional de agronegócios


Sempre atenta às necessidades atuais e regionais de mercado, o curso novo da Faculdade Anglo-Americano, Tecnólogo de Agronegócios, vem suprir a lacuna de práticas acadêmicas nessa área na serra gaúcha. Não apenas a região, mas o Rio Grande do Sul, atualmente, tem no agronegócio uma opção de desenvolvimento econômico para a área da agricultura.

Você tem interesse nessa área, mas quer saber como está o mercado atual?

A expectativa para egressos desse curso é alta, já que a configuração econômica cada vez mais necessita de uma boa gestão para negócios nessas atividades. A crescente demanda de alimentos no espectro mundial, a utilização de novas tecnologias, os crescentes investimentos em produção e distribuição, tanto do governo como da iniciativa privada, são alguns dos fatores que contribuem para solidificar a competitividade brasileira frente a outros mercados. E a região Sul não poderia ficar de fora. Com uma forte economia agrícola, principalmente a serra gaúcha com a conhecida produção de uvas e vinhos, cada vez mais irá se consolidar no mercado internacional como um grande produtor e exportador de commodities, solidificando sua base econômica e aumentando seu crescimento.

De acordo com o Ministério da Agricultura e do Sebrae, o mercado de agronegócios movimenta mais de 180 bilhões de reais por ano, números que estão crescendo desde 2007. O Brasil também é o 3º maior produtor mundial de produtos agrícolas, como aponta um estudo da Organização Mundial do Comércio (OMC), exportando quase 62 bilhões de dólares, além de ocupar a posição que antes pertencia ao Canadá. O profissional de agronegócios está ganhando espaço por ser o responsável pela gestão do sistema empresarial rural. A ele compete também coordenar os benefícios, armazenamento e a comercialização dos produtos agropecuários, possibilitando a melhoria da produtividade e o aumento da rentabilidade das empresas dessa área. A Organização de Agricultura e Alimentação da ONU aponta que os países emergentes vão dominar, em alguns anos, a produção e comércio de produtos agrícolas, e o Brasil está na lista.

O profissional deve ter habilidades e conhecimentos necessários para detectar e explorar as potencialidades do mercado, possuir condições de análise e discernimento da conjuntura econômica, atuar no processo de tomada de decisões pertinentes à área do agronegócio.

No vídeo abaixo, você pode conhecer como uma política voltada para o agronegócio transformou a vida de uma comunidade de produtores.

Você tem esse perfil? Então, confira no site a programação do curso. Aproveite para começar o ano escolhendo a melhor maneira para aprofundar seus conhecimentos adquiridos na graduação, e bons estudos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s