Faculdade Anglo Americano | Caxias do Sul

Estratégia Financeira: Comprar ou Alugar?


Muitos de nós possuímos esta dúvida importante sobre o que é mais vantajoso, compra ou alugar determinado bem. Esta dificuldade aparece no momento que precisamos investir parte de nosso suado dinheiro em algo que poderá durar a vida inteira. Para maiores esclarecimentos segue abaixo a opinião de renomados profissionais neste assunto.

Imóvel
Quem quer ter a segurança de que sempre terá uma casa para morar vai preferir comprar um imóvel. Tratase de uma decisão conservadora e, do ponto de vista financeiro, pode não ser a melhor alternativa, explica Syllas Ramos, diretor do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), em São Paulo.

No caso da compra, você estará comprometendo sua renda com um bem de baixa liquidez. A venda de um imóvel pode demorar meses. Se você destinar até 25% da sua renda líquida com o custo total da moradia, o aluguel pode ser uma excelente opção. Quando se trata de casa de praia, ela é considerada um escoadouro de dinheiro.

Ao pagar 200 reais de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) mensalmente, mais 50 reais semanais de faxina e 100 reais de conta de água e luz, no fim de cada mês o custo total representará 500 reais, ou seja, 6 000 reais por ano. O cálculo não considerou a manutenção da casa (pintura, consertos, reposição de móveis).

“Com 6 000 reais ao ano você pode conhecer diferentes praias com menos dor de cabeça”, diz Augusto Sabóia, economista e consultor financeiro, de São Paulo. Segundo cálculos dele, os 500 reais mensais aplicados em um fundo de ações indexado ao Ibovespa (o índice que reúne as ações mais negociadas da bolsa de valores) renderiam 400% em dez anos.

Carro
Morar próximo a uma estação de metrô ou usar ônibus para chegar ao trabalho são bons motivos para não gastar cerca de 40 000 reais na compra de um automóvel zero-quilômetro de médio porte. No entanto, se você não pode imaginar a vida sem carro, saiba que é possível alugar um eventualmente. “A locação de um carro 1.6 com ar-condicionado, direção hidráulica e travas elétricas, custa 450 reais.

No verão, muitas famílias alugam carros para seguir em direção à praia”, afirma Eládio Paniagua Junior, sócio-proprietário da Point Rent a Car, em São Paulo. Considere ainda que se você comprar um automóvel no valor de 40 000 reais será preciso pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), de 1 500 reais, o seguro anual de 2 000 reais, contabilizar a depreciação anual de 10% e cerca de 100 reais de combustível por semana.

Mas, se o carro for usado, com alta quilometragem, há ainda o custo de manutenção de 2 000 reais ao ano, que inclui alinhamento, balanceamento, pastilhas, limpadores de para-brisas, luzes, amortecedores, lavagens, troca de filtros e de óleo. Em um ano, as despesas podem chegar a quase 15 000 reais. Em cinco anos, o valor gasto com o veículo alcança 75 000 reais.

Fonte: VOCÊ S/A
http://vocesa.abril.com.br/organize-suas-financas/materia/comprar-ou-alugar-625268.shtml

Deixe um comentário